Assine nosso Feed e receba grátis novos artigos em seu E-mail. Assine Aqui

Qual a formula para você criar ótimos textos no seu blog ?

♠ Posted by Unknown in , at 04:30
Olá amigos !!!
Como é que você elabora os seus textos para ser publicados em seu blog ?
Que metodologia você usa para obter os assuntos que o seu leitor precisa ler ?
Quais os artigos que seu blog precisa ter para ser útil aos seus leitores ?


Com certeza cada blogueiro tem suas táticas e metodologias para elaborar um texto não é ? mas essas táticas e metodologias estão certamente ligadas as duas perguntas posteriores pois quando nos preparamos para colocar no ar um artigo para nossos leitores os dois quesitos seguintes a pergunta anterior se faz de suma importância para um bom artigo.
Elaborar um bom texto é ficar atento aos assuntos que você observou anteriormente que ouve mais acessos e comentários.
Por isso fique sempre atento ao comportamento do seu blog consultando o Google Analytics.
Seus artigos com certeza vão precisar das estatísticas referente ao comportamento dele.


Quanto a metodologia usada na construção dos textos ai sim,varia de blogueiro para blogueiro.
Uns preferem construir aos poucos ou seja: paragrafo por paragrafo sempre com uma atividade diferente nos intervalos para poder elaborar bem as palavras que serão usadas e até mesmo pesquisar com os amigos e parentes para não errar no português.
Outros escrevem tudo de uma vez só e depois faz uma avaliação ortográfica própria ou no corretor do navegador que ele usa e publica logo,nem espera muito tempo que é para não ficar achando erros e corrigindo a todo tempo pois acham que o artigo tem que ser logo publicado.


Agora esse tópico é para mim um dos mais e porque não dizer o mais importante de todos.
É quando temos que ficar atentos aos textos que o nosso blog tem carência.
Eu, no meu ponto de vista acho que um artigo ele tem que esta de acordo primeiramente com as necessidades do blog.
Porque você não vai querer que seu blog fique com ausência de textos que você encontra facilmente nos outros blogs,vai ? E se seu blog é para ajudar outros blogueiros com certeza ele tem que ter todos os artigos possíveis para deixar seus leitores bem a vontade para pesquisar e não sair do seu blog para outros.
Isso com certeza vai prejudicar o resultados estatísticos no Google Analytics como a tacha de rejeição não é ?
Agora se você analisar os comentários no seu blog poderá também notar as carências que os seus leitores tem.
As vezes ele comenta sobre um assunto e coloca outro em discussão no seu comentário. 

É ai que você tem que ficar atento para não perder a oportunidade de escrever um texto que realmente vá de encontro ao desejo dos seus fiéis leitores mas analisando também se o artigo será de importância para o seu blog ou se será mais um artigo que sera útil para um só leitor.



É isso ai,esse foi o meu ponto de vista,eu só coloquei aqui a forma como eu analiso a elaboração,a metodologia e a necessidade do meu blog com relação aos textos.
Existe outros tópicos a serem abordados aqui no Perfil do Blog que será publicados no decorrer desse mês e inicio do outro.
Aguardem !!! 


Agora,e você ?
Como você se prepara e prepara os seus textos ?
Créditos das imagens
Faça o seu comentário.


Siga nos no Twitter @perfil_doblog

10 comentários:

Saudações Mauricio,

Primeiramente parabéns pelo excelente artigo.
Vou passar minha metodologia para criar artigos.
Em primeiro lugar eu procuro implantar um problema, depois dou possíveis soluções para este problema e ainda exemplifico estes, e por final dou sugestões sobre o assunto.
E também uso os tópicos, antes de escrever meus artigos monto um possível titulo e depois construo os sub-títulos.

Abraços, Elias Quintão.

Elias:
Já vi que você é um rapaz bem organizado mas nem todos são assim e tem um método bem peculiar de produzir textos.
Muitas pessoas produzem grandes textos sem nenhuma organização e isso da certo não é ?
Não sou um escritor por isso apanho muito mas o resultado do meu trabalho tá nas visitas que eu tenho em meu blog e isso é que me dá mais prazer.

Abraços amigão...

Olá Maurício,

Acredito que a coesão é o princípio para um bom texto, ele precisa de fluidez com introdução, desenvolvimento e conclusão. Coesão é o esqueleto, o arcabouço do artigo. Depois ele é recheado com conteúdos de interesse e atenção permanente aos aspectos ortográfico, sintático e gramatical.

Outro detalhe que tenho em conta é a preocupação com a "imagem" do texto, isto é, com a disposição das palavras, o que engloba: padrão de títulos e subtítulos, tamanho da fonte, texto justificado, etc.

Abraços

Abraços

Antonio.
Já vi que você é um blogueiro bem organizado na construção dos seus textos e isso é muito bom para a blogosfera pois sabendo disso podemos confiar que o que você publica é realmente um texto de qualidade.
Parabéns meu amigo...

Olá Mauricio.

Excelente artigo. Eu acho muito importante termos uma metodologia formada para uma boa escrita de artigos.
Eu busco utilizar de alguns métodos como o foco, coesão e coerência e também de tornar o artigo mais organizado dividido em partes, por parágrafos ou sub-títulos/tópicos, para mim eu acho uma boa forma de escrever meus artigos.
Também gosto de objetividade na escrita, além da mesma ser simples e de bom entedimento, para mim é uma chave para agradar a quem ler.

Abraços!

É isso ai Herlan.
A simplicidade sem perder a qualidade é um fator muito importante na elaboração dos textos(diga se post)
Obrigado mais uma vez por seu comentário

Abraços...

Colocar um link "Sugira um artigo" também pode ser uma fonte para criação de artigos. Mas é preciso disponibilidade de tempo, pois algumas sugestões podem ser sobre assuntos os quais não domina muito e terá que partir para uma pesquisa. Portanto se não sobra tempo para isso, poderá ser um tiro no pé.

Dermeval.
Você tem toda rasão.
Para adotar essa estratégia tem que esta bem preparado, se não com certeza a pessoa vai se enrolar muito para criar os textos.

Abraços e volte quando quiser amigo.

Olá Maurício,

o tema que você aborda neste artigo é para mim muito importante. Eu sou um "viciado" das técnicas de criação de artigos. Aliás, já publiquei no meu blog alguns artigos sobre esse assunto.

Eu acho que é importante procurar escrever sobre assuntos que os leitores mais gostam, e para isso, estar atento às estatísticas no Analytics é uma boa forma de descobrir isso.

Um dos pontos que eu cada vez mais acho importantes, é a originalidade. Com a massificação da criação blogs, com o crescimento da blogosfera, acaba por haver tantos blogs nos mesmos nichos, que quando navegamos de um para o outro ficamos com uma sensação: são todos iguais!

Não que os textos sejam copy/paste um dos outros ... não! Mas os assuntos abordados e o que para mim ainda é pior, a forma como é aborado é muito semelhante.

Eu acho que tem de haver um esforço por parte dos blogueiros para serem criativos. E criatividade não se vê apenas nos temas abordados. Neste campo é complicado ser criativo, já que é necessário escrever sobre temas que as pessoas procuram e esses são os mesmo para todos.

É necessário é ser criativo na hora de escrever. Fazer como o Gustavo Freita (por exemplo) que usa situações do dia a dia para escrever excelentes artigos (como o artigo dele de há uns dias sobra uma ida ao cinema no Quero Criar Um Blog).

Esses são os artigos que o diferenciam dos outros ... que o levam a se destacar dos demais e claro a ser a referência que ele é.

Verdade que ser criativo na hora da escrita é mais trabalhoso. Uma artigo desses obriga a uma ginática mental maior por parte do blogueiro. Mas sei também que o prazer que se tem é também ele redobrado. E os leitores agradecem esse esforço!

Parabéns pelo artigo.

Abraço

Olá Hugo Costa.
Seu comentário é perfeito e não seria diferente em se tratando de um verdadeiro pro-blogger de altíssima qualidade como você.
Eu procuro o máximo que eu posso imprimir um estilo próprio em minhas postagens mas é muito dificil porque o nicho que eu atuo é muito concorrido.
Eu tenho que ler muito para saber a forma como os assuntos estão sendo abordados pelos outros blogs.
Também vi consultando o Google Analytics que esse tipo de postagem me dá mais retorno por se tratar de uma linguagem própria usada por mim em meus textos e muitos dos meus leitores tem gostado.
Recebo muitas mensagens no Facebook e no Twitter elogiando os meus textos e alguns comentários aqui.
Muito obrigado pelo seu ótimo comentário aqui no Perfil do Blog.
Volte sempre que puder amigo
Abraços...

Postar um comentário

Este blog lhe foi útil ?
Assine o nosso Feed e receba nossas atualizações no seu e mail.