Assine nosso Feed e receba grátis novos artigos em seu E-mail. Assine Aqui

Como criar uma fã page para seu blog no Google+

♠ Posted by Mauricio Lessa at 21:41
Autor: Renan Pinto
Na última semana a  Google anunciou  oficialmente a liberação do serviço Google+ para Business, um dos recursos mais aguardados da ferramenta. Ele permite a todo webmaster e blogueiro, empresas e sites, criarem suas páginas de fãs na nova rede social da Google.
O foco dessas páginas integradas ao Google + é parecido com a fan pages do Facebook, com o objetivo de reunir pessoas interessadas em torno de uma marca, empresa, site ou instituição, e assim estarem mais perto dos conteúdos que desejam. Criar uma fã Page no Google+ é um processo muito simples e rápido. Já existem vários exemplos de páginas de fãs do Google+ explorando o recurso e agregando mais valor à ferramenta e proporcionando maior interação dos seus usuários.
Mas antes de seguirmos com o tutorial, é necessário que você entenda o que é o Google+ e o que é uma Fã page do Facebook, para isso considere acessar o blog Negócios do Futuro e ler também os artigos:
  • Desvendando o Google+
  • Turbinando seu Google+ com 40 dicas
  • Como criar uma Fã Page no Facebook

Criando uma página de Fãs no Google+
Você poderá criar a fã page do seu blog de forma simples e rápida. Faça login em sua conta do Google+ para vincular a página de fãs a ela. Se não tem uma conta no Google+, pode criar uma gratuitamente. Logo na sua homepage do perfil Google+, especificamente no canto inferior direito, abaixo do botão de envio de convites, há uma nova opção: "Criar uma Página do Google+". Clique para iniciar o processo de criação da página sua nova página.
Criando uma Fã Page no Google+
Feito isso, você é levado para o menu "Criar Página" onde são algumas opções de seleção da categoria. Gostaria de escrever este artigo não comparando a nova função do Google+ com as já conhecidas e utilizadas Fã Pages do Facebook, mais as características são muito semelhantes. Tal como no Facebook, temos as seguintes opções de categorias:
  • Empresa ou Local Próximo – Esta opção é para o caso de você ter uma empresa, loja ou algo que possa ser integrado diretamente no Google Places também. Esta opção é para empresas físicas apenas, e possui a integração com Google Maps para localização, por exemplo.
  • Produto ou Marca – Ideal para quem tem páginas de produtos, sites, blogs ou marcas. Se você quer colocar seu site/blog numa página de fãs do Google+ deve escolher esta opção.
  • Empresa, Instituição ou Entidade - Esta opção é mais para caso se você tiver uma instituição, uma ONG ou uma Entidade. A princípio a integração será diferente da primeira opção, onde a localização física será o ponto mais forte.
  • Artes, Entretenimento ou Esportes - Nesta opção você deverá colocar sites, blogs ou empresas relacionadas a Artes, Entretenimento ou Esportes.
  • Outro – Para colocar sites ou blogs que não se enquadrem em nenhuma das outras opções. Essa é a única categoria que diferencia dessa escolha no Fecebook
Escolhida a categoria desejada, na página seguinte você deverá informar dados relacionados ao seu site ou blog (ou de sua empresa ou produto). Neste exemplo mostraremos como construímos uma página de fãs para o Albergue Virtual, um novo provedor de hospedagem de sites, com fins de divulgação dos serviços, tutoriais e um melhor relacionamento com clientes.
Escolhendo a categoria na criação da página no Google+
Adicionamos a página na categoria "Produto ou Marca", atribuindo o nome do site, o endereço URL, selecionando a categoria "Website", a opção disponível para "Qualquer utilizador do Google+" e aceitando os termos de utilização das Páginas.
Feito os procedimentos acima, você criou sua Fã Page. Agora você precisará enriquecê-la com conteúdos e atualizações constantes, fotos e outros conteúdos.

Configurando páginas de fãs
O processo de configuração da sua nova página de fãs do Google+ começa logo em seguida é o mais importante, pois é o que garante que seus usuários irão de fato interagir com suas mensagens, compreender sua página e o que ela representa, e acima de tudo tornarem-se fãs da sua página, que na verdade é o seu objetivo final.
Editando seu perfil ao criar uma página de fãs no Google+
Na página seguinte informe o slogan, digitando 10 palavras que descrevem o papel principal do seu blog, formando assim um grupo de palavras chaves que irão classificar sua página. Você também deverá fazer upload de uma imagem, ou mesmo usar uma que esteja no Picasa.
Inserindo imagem e descrição ao criar uma fã page no Google+
No seguinte passo já é indicado que você conte a seus círculos sobre a criação da nova página, enviando automaticamente uma mensagem pelos seus contatos do Google+.
Aconselhamos você primeiro concluir a personalização da sua página de fãs e só depois indicá-la para seus contatos. Clique no botão "Concluir". Você está agora na sua nova página de fãs do Google+. Uma mensagem irá aparecer por baixo da sua logomarca, indicando que você está navegando com sua página de fãs e não em seu perfil próprio. Clicando no local indicado, você poderá saltar entre o seu perfil pessoal do Google+ e o perfil das suas páginas de fãs.

Editando o perfil da Fã Page no Google+
A edição do perfil da sua página é um passo muito importante antes que você comece a divulgar a página. Por isso, vamos ver como você pode editar todo o perfil da sua nova página de fãs do Google+ para que esta consiga conquistar mais fãs, de forma que todos se tornem fãs e acompanhem seus conteúdos.
Editando o perfil de sua Fã Page no Google+
Para editar o seu perfil, clique no ícone perfil que se encontra no topo da sua nova página de fãs, conforme mostramos na imagem acima, e depois clique no botão azul "Editar Perfil" que se encontra do lado direito da página.
Existe  uma série de opções que você pode personalizar. Será mostrada uma mensagem no topo da tela que dirá que você deve clicar na parte do perfil que quer editar. Recomendamos ainda que edite a apresentação, os dados de contacto e também o endereço do seu site ou blog, insira imagens e links. Seja criativo, pois são aspectos muito importantes.
Especificamente na área de links, você poderá adicionar vários links recomendados na barra lateral da sua página, os quais exibem automaticamente o favicon de cada site, criando um efeito muito legal no perfil da sua página de fãs. Para começar a adicionar links, clique em "Adicionar link personalizado", que se encontra no lado direito da "Apresentação". Aconselhamos a que adicione vários links para outros sites e blogs que você tenha e/ou que você recomende para os seus seguidores e fãs. Esses links terão um impacto visual muito importante na sua página de fãs do Google+.
Outro aspecto importante é que você poderá definir concretamente o Texto Âncora e o URL de cada link, o que é bastante positivo do ponto de vista da Otimização para Motores de Busca (SEO).
Outra importante opção a ter em consideração são os círculos da sua página de fãs, que você poderá acessar a partir do ícone de círculos lá em cima, ao lado do botão de perfil. Edite, exclua ou adicione círculos como você desejar. É importante você ter essas informações bem organizadas, para mais facilmente conseguir interagir com quem você deseja da forma que você deseja. Funciona da mesma maneira que você usa no seu perfil pessoal.

Inserindo conteúdo na fã page
Tal como você faz no Facebook, você pode simplesmente colocar o link de um artigo no "Stream" e automaticamente a ferramenta coleta as informações e imagens para que você possa configurar o conteúdo. Há a possibilidade de você editar o título e o texto, além de escolher qual das imagens selecionadas no post são mais interessantes. Coloque sempre textos chamativos e interessantes.
O que achei ruim, é que você não pode inserir uma imagem independente da que está no artigo. E ao escrever um texto, também não pode adicionar uma imagem. Você precisaria inserir a imagem primeiramente e depois inserir a descreção ou um texto, e  inserir o link.
Depois desse processo publique seu artigo. Faça isso mais 4 ou 5 vezes para que sua página possa ter algum conteúdo antes de você começar a convidar seus amigos.

Convide seus amigos
Agora que você configurou o perfil de sua página e editou seus conteúdos, é hora de convidar amigos. Há um botão na coluna da direita logo abaixo dos "hangouts" chamado "Espalhe a notícia" e configure corretamente todas as opções de compartilhamento, os filtros para mostrar a mensagem a todos os seus círculos e ao público, e ative ainda a opção de enviar essa postagem por email para os seus contatos do Google que ainda não estão no Google+.
Não esqueça de também divulgar sua nova página de fãs do Google+ no seu Site, Twitter e no seu Facebook. Muitos usuários estão presentes em todas as mídias sociais, pelo que é fundamental que você consiga a atenção deles em todos esses canais, garantindo maior visitação nos seus conteúdos.

Curta nossa página de Fãs
Como a maioria dos blogs estão fazendo, o Negócios do Futuro também tem uma página no Google+. Curta nossa página e participe de nosso site também no Google+. Colocaremos periódicamente nossos conteúdos e outras informações interessantes e exclusivas para nossos fãs do Google+. Se tem conta na rede social, não deixe de se tornar nosso fã e compartilhar connosco sua página também!
Para ler este e outros artigos interessantes, acesso o blog Negócios do Futuro clicando aqui.
Até+
/internet-artigos/como-criar-uma-fa-page-para-seu-blog-no-google-5393003.html
Perfil do Autor
Tem 25 anos de idade. É Web Designer, Empreendedor e Blogueiro. Passa grande parte de seu tempo online, desenvolvendo sites e produzindo conteúdo de qualidade. Apaixonado por tecnologia e internet. Possui alguns projetos publicados, como o Negócios do FuturoAlbergueVirtual e Autodica.                                Todos os direitos reservados ao autor do texto

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog lhe foi útil ?
Assine o nosso Feed e receba nossas atualizações no seu e mail.