Assine nosso Feed e receba grátis novos artigos em seu E-mail. Assine Aqui

Uma breve história sobre o Blogger

♠ Posted by Mauricio Lessa in ,, at 14:59


Muitos jovens blogueiros usuários do Blogger usam e abusam da plataforma criando e colocando no ar blogs dos mais variados nichos de mercado, mas muitos não conhecem a origem da plataforma e é isso que eu vou tentar passar para vocês em um breve artigo.

                                 O que é o Blogger?

A palavra Blogger foi criada pela empresa Pyra Labs e é um serviço disponibilizado pelo Google que oferece ótimas ferramentas para edição e gerenciamento de blogs bem parecidos com o famoso WordPress,mas com um diferencial na sua facilidade de uso por blogueiros sem experiência.

A plataforma Blogger permite que se hospede um numero ilimitado de blogs nos servidores do Google que usam o subdomínio blogspot.com.

Os blogs hospedados com o subdomínio blogspot incluem uma barra de navegação do Blogger que anteriormente tínhamos que conviver com ela, mas hoje já é possível não ter mais aquela barra usando Templates personalizados e também os Templates disponibilizados gratuitamente nos vários sites disponíveis na internet.

Existem também vários tutoriais ensinando como retirar essa barra através de um hack.

Os termos de serviço do Blogger não especificam se tal ação é uma violação ou não e por isso muito dos usuários do Blogger o fazem para se livrar dessa barra.

                          Uma breve história do Blogger

O lançamento do Blogger foi em agosto de 1999 e foi uma das ferramentas para edição e gerenciamento de blogs conhecida por popularizar o formato, ou seja, os blogs.
Ao invés de criar todas as postagens a mão em HTML e com frequência fazer upload das novas postagens, agora os usuários do Blogger poderiam criar suas postagens diretas no site do Blogger como fazemos hoje.
O Blogger foi criado pelo Pyra Labs e depois vendido ao Google em 2003 e assim se tornando uma plataforma grátis para criação de blogs.

Em 2004 mais precisamente em 9 de Maio foi lançado um novo visual para o Blogger com a colaboração de empresas de web design adicionando novos Templates, página própria para postagens, comentários e postagens por e mail.

O Google também comprou no mesmo ano a Picasa e o seu utilitário de compartilhamento de fotos Hello, que foi logo integrado ao Blogger permitindo assim aos usuários do Blogger postar suas fotos em seus blogs.

E quando chegou agosto de 2009 na comemoração dos seus 10 anos, o Blogger adicionou novos recursos ao sistema, como o "Jump Break" que serve para a página inicial do blog exibir apenas um pequeno trecho das postagens, antes era preciso fazer a edição do código HTML.
Ai em fevereiro de 2010 o Blogger adicionou as funcionalidades de páginas estáticas e gadgets semelhantes ao do WordPress, facilitando assim os criadores e administradores de blogs e seus leitores também.

Essa é só uma breve história para deixar os nossos leitores um pouco mais informados sobre o Blogger.

Se você ainda não tem o seu blog convido a ler:

Como começar um blog no Blogger (blogspot)




12 comentários:

Valeu amigo, eu mesmo não sabia desta historia, que maravilha a postagem ficou ótima...fuiiii

Que bom que gostou meu amigo Moreijo.

Tem muita gente que não sabe a história do Blogger e nem procura saber.
Abraço meu amigo e sucesso sempre...

Ótimo artigo Mauricio, sempre é bom conhecermos um pouco mais e esse seu artigo nos ajuda a isso.

Abraços

Olá meu amigo Jackson !
Nem todo mundo conhece a história do Blogger e a minha intenção foi mostrar isso aos milhões de blogueiros do Blogger.

Abraço e sucesso sempre...

É uma boa história, o blogger tem tudo para crescer mais e mais, creio que com o tempo isso vai acontecer, e o que já é bom ficará ainda melhor.

Abraço.

Olá Ezequiel.

Eu creio que falta poucos detalhes para o Blogger se firmar como a melhor plataforma para criação e gerenciamento de blogs/sites.
Observando a história podemos ver que as evoluções foram em prazos pequenos.
Obrigado por seu comentário.
Abraço e sucesso sempre...

Legal, eu nunca pesquisei sobre a história do Blogger. Reparei quando eles começaram a providenciar recursos que já existiam no Wordpress ficando melhor de usar. Interessante!

Olá Hannah!

Muita gente não conhece o Blogger, apenas usam sem ao menos conhecer a sua história.
Que bom que gostou !!!

Abraço e sucesso sempre...

Muito legal a historia e ja um tempo que vejo as mudanças nesse serviço de grande qualidade.

Olá Cleber !
Realmente essa é uma história muito legal e em breve estarei com mais uma história bem curiosa sobre algo que usamos com frequência em blogs.
O Blogger nos guarda grandes novidades para um futuro bem próximo, é bom estarmos atentos.
Abraço e sucesso sempre...

Mauricio, passando para agradecer pelo elogio, que bom saber que gostou do layout que desenvolvi. Um abraço!

De nada Hannah !!!

Valorizar os bons profissionais deveria ser obrigação de todos.
Abraços e sucesso sempre...

Postar um comentário

Este blog lhe foi útil ?
Assine o nosso Feed e receba nossas atualizações no seu e mail.