Assine nosso Feed e receba grátis novos artigos em seu E-mail. Assine Aqui

Como preservar a principal ferramenta do blogueiro

♠ Posted by Unknown in ,, at 09:43


Todos os metablogs falam incessantemente de como criar e manter um blog, mas nem todos dão a atenção a principal ferramenta do blogueiro.

O computador

Sem computador eu quero ver alguém blogar com profissionalismo e segurança, pois todas as ações do blogueiro giram em torno de um computador.

Você pode até escrever um artigo executar alguma ação em seu blog com Ipad, tablet e outros, mais nada substitui o prazer de trabalhar sobre o teclado de um computador.

Por isso o artigo de hoje é sobre segurança no seu computador.

Vamos começar então?

Vocês sabem o que é Hackers?

Hackers são usuários não autorizados que tem por finalidade invadir os sistemas de computadores com o único e exclusivo objetivo de roubar, alterar e destruir informações de usuários comuns assim como você, instalando malware perigosos sem o seu conhecimento ou consentimento.

Esses maliciosos Hackers de computadores quase sempre usam vírus e malware para acessar suas informações como senhas de e-mails e principalmente de cartões de crédito.

Qualquer cidadão comum que utiliza um computador conectado à internet esta sujeito às ameaças de Hackers.

Esses bandidos virtuais costumam aplicar golpes de phishing, e-mails com spam, mensagens instantâneas e sites falsos para a entrega de malware perigoso em seu computador e assim comprometer toda a segurança dele.

Os e-mails de phishing em sua maioria são realizados online por chamados artistas tech-sawy con e também criminosos experientes no roubo de identidades.

Depois de aplicar a isca phisher, eles usam essas informações para criar contas falsas em seu nome sujando o seu nome, destruindo o seu crédito, roubando o seu dinheiro e até mesmo a sua identidade.

Vou disponibilizar aqui algumas dicas importantes para você evitar que esses bandidos possam infectar o seu computador com vírus, malware ou spyware.

                                      As atualizações do Windows

É extremamente importante que você mantenha o seu sistema operacional sempre atualizado a fim de minimizar a possibilidade de contrair vírus.

Obtenha sempre as ultimas correções ou versões de aplicativos que você esta sempre usando impedindo assim que os hackers encontrarem oportunidades de infectar a sua rede e o seu computador.

                                             O uso do Antivírus

Hoje em dia é quase impossível achar um computador que não tenha um antivírus instalado, mas é sempre bom lembrar-se da importância de se ter um, pois um bom antivírus estará sempre atualizando as suas definições de vírus e evitando um desastre em seu computador.

Baixe gratuitamente um anti vírus no Baixaki, são 319 programas grátis ou gratuito para testar.

                                                O Anti-spyware

Spyware continua sendo uma constante ameaça para os usuários de computadores em todo o mundo, fique atento.

                                              A opção Macintosh

Se você é um profissional de design, propaganda e marketing, cinema etc. o melhor é adotar o Mac (Macintosh), pois ele é menos vulnerável aos rackers.

                                        Fique atento aos Hackers

Quando saímos de casa não temos que tomar cuidado para não ser assaltados?

Pelo menos essa é a regra para muitas cidades brasileiras não é?

Assim também é na internet, não devemos entrar em qualquer lugar e devemos estar sempre atentos para não sermos surpreendidos por Rackers, por isso evite entrar em sites de pornografia, downloads grátis e jogos online, esses sites em sua maioria são uma grande armadilha criada por Rackers.

                                                      Firewall


Uma boa dica de prevenção contra os Hackers também é o uso do Firewall e se você não tem um firewall terceirizado é importantíssimo que você ative o seu firewall do Windows, firewall tem a função de filtrar o tráfego e deixar você um pouco mais protegido.

Existem no mercado vários produtos que filtram os fluxos de entrada e saída.


                                                Email com spams



As mensagens que você não solicitou deverão ser ignoradas e em hipótese alguma ser abertas, isso vale também para mensagens com arquivos anexados.

O Gmail, Outlook e outros felizmente contêm mecanismos que filtram essas mensagens, mas não é bom confiar, se tiver alguma dúvida sobre alguma mensagem recebida o melhor a fazer é apagar.


                                         Faça um backup de dados


Se você tem dados de extrema importância relacionados ao seu trabalho ou questões pessoais arquivados em seu computador, o melhor a fazer é um backup desses dados e assim evitar a perda dos mesmos, porque você não pode prever o que pode acontecer com seu computador, não é mesmo?
                                           O uso correto da senha
Ter uma senha segura é de extrema importância para uma conexão sem o risco de você ter surpresas desagradáveis quando estiver navegando na internet.

Por isso ao escolher a sua senha de preferência a combinações difíceis, mas não tão difíceis para você não esquecê é claro.

O recomendado é variar entre letras maiúsculas e minúsculas junto a números. É também extremamente recomendado não divulgar a sua senha para ninguém.

Não existe uma formula mágica para você se proteger totalmente de um ataque de vírus causado por Rackers ou mesmo por um descuido seu, mas se levar em conta essas dicas isso irá reduzir drasticamente a probabilidade de isso acontecer.

Se você não tem conhecimentos técnicos sobre computadores eu aconselho a ter um bom técnico para te dar todo suporte necessário para que problemas não ocorram e você possa navegar na internet com tranquilidade e segurança.

As dicas passadas aqui nesse artigo são baseadas em experiência própria e pesquisas na internet sobre o assunto.







Talvez você esteja se perguntando o porquê de um metablog esta dando essas dicas, pois até uma criança hoje em dia tem conhecimento em parte sobre o assunto e isso não teria nada a ver com criação e administração de blogs.

Mas a verdade é que muitos dos blogueiros que estão surgindo são oriundos do Orkut, Facebook e outras redes sociais, e em sua maioria ela apenas tem conhecimentos básicos e não muito aprofundados nesse assunto e ainda pode se levar em conta a euforia de criar um blog e se esquecer da segurança do seu computador que é a principal ferramenta de um blogueiro.

Não estou de forma alguma discriminando usuários de redes sociais, até porque eu também sou um e também conheci a internet sob forte influencia das redes sociais.

E por falar em redes sociais, que tal compartilhar esse artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google+ etc.?

Poderá também deixar o seu comentário sobre o artigo se quiser.

Leia também: Como criar um blog lucrativo




2 comentários:

Ola Mauricio!

Trato do meu computador muito bem, tanto que ele já tem 2 anos e ainda parece novo! Quanto a sua dicas, bom, já que uso um iMac que roda OSx, boa parte do que você falou infelizmente não se aplica a mim.

Mas é claro, que deixar o sistema atualizado; fazer limpeza nos HDs e na maquina em si, além de fazer backup são boas dicas para deixar qualquer computador inteiro!

Até!

É isso ai Gustavo !!!

Obrigado por seu valiosíssimo comentário sobre o artigo.

Um forte abraço e sucesso sempre...

Postar um comentário

Este blog lhe foi útil ?
Assine o nosso Feed e receba nossas atualizações no seu e mail.