Assine nosso Feed e receba grátis novos artigos em seu E-mail. Assine Aqui

O que é HTML e como você pode aprender grátis

♠ Posted by Unknown in ,, at 15:48


Tomei conhecimento ha alguns dias da criação por parte do nosso amigo jovem blogueiro o Carlos Vinicius de um grupo denominado JovensProgramadores no Facebook e decidi por iniativa própria criar um artigo sobre esse assunto de extrema importância para quem já tem ou quer criar um blog ou site.

Não que isso seja necessário logo de inicio, mas é sempre bom ter certo conhecimento para uma boa administração de um blog ou site.

Eu quero falar hoje do HTML, uma sigla que muitos blogueiros iniciantes talvez possam esta se perguntando o que é, e que utilidade tem esse tal de HTML.

Primeiro vamos saber o que é HTML.

HTML é a “linguagem mãe” do seu navegador (Chrome, Firefox, I.E Etc.).

Eu quando me proponho a aprender sobre alguma coisa a minha primeira iniciativa e pesquisar sobre a história daquilo que eu quero aprender, mas como a história aqui é muito longa vou disponibilizar só um pequeno resumo e no decorrer do artigo você saberá como se aprofundar mais sobre o tema.

O HTML foi inventado no ano de 1990 por um cientista de nome Tim Berners-Lee e a finalidade inicial era tornar possível o acesso e também a troca de informações de documentações de pesquisas entre cientistas de diferentes universidades.





O sucesso do projeto foi tão grande que seu inventor TimBerners-Lee ficou abismado com tamanha repercussão e jamais imaginaria que seu invento se tornaria as fundações da internet tal como nós conhecemos nos dias de hoje.

Para que e porque eu devo usar o HTML?

Se você que esta lendo esse artigo quiser construir um website terá que conhecer o tal HTML, não tem como fugir disso e mesmo que você use um programa para criação de um website tal como o Dreamweaver você terá que ter um conhecimento básico sobre HTML para tornar o processo de criação mais prático e cômodo.

Mas uma boa noticia eu posso te dar, aprender HTML não é um bicho de sete cabeças não, eu mesmo no começo do meu interesse até achei que seria, mas não é não, com dedicação aos estudos cosegue se evoluir muito sobre o assunto.

Vamos saber o que significa HTML?

O HTML é a abreviatura do termo “Hyper Text Mark-up Language” e a baixo vou descrever o que elas significam.

- Hyper: É o oposto de linear.
Lá nos tempos antigos quando os programas de computadores rodavam linearmente, ou seja: quando o programa executava uma ação tinha que esperar a próxima linha de comando para executar a próxima ação e assim sucessivamente até a conclusão do processo.
Com o uso do HTML as coisas se tornaram mais fáceis podendo você ir para onde quiser indiferentemente de onde esteja.

- Text: É o texto e acredito que não preciso falar mais nada sobre, não é?

- Mark-up: Este significa a marcação e é o texto que você escreve tal como você escreve seus cabeçalhos.

- Language: O termo significa linguagem e define o que realmente é o HTML.
A linguagem HTML usa um grande número de palavras em inglês.

Ainda tem o XHTML que nada mais é do que uma forma mais bem estruturada para se escrever na linguagem HTML, mas isso é um assunto para você aprender com um curso gratuito que vou lhe indicar agora.
Quero lhes apresentar o HTML.Net





O HTML.net é um site que tem por objetivo facilitar a vida de quem quer aprender não só o HTML mas também CSS e PHP e  ainda conta com um fórum para discussões sobre os mais variados assuntos dentro da área de programação.

Nele você tem um curso para cada tipo de programação e conta também com um fórum para cada curso disponibilizado no site.

O HTML.net também conta com um serviço de análise de websites e uma vez você se cadastrando no site você tem um amplo suporte para tirar qualquer dúvida sobre programação seja em HTML,CSS e PHP.

Agora um detalhe importantíssimo, é totalmente grátis por isso não aprende quem não quer, não é?

Se você gostou dessa dica, porque não começar logo hoje a aprender HTML?
Entre no site e faça seu cadastro e comece a estudar os módulos e seja mais um programador de web sites.

Se você é jovem e já tem algum conhecimento sobre programação faça parte do grupo Jovens Programadores no Facebook, lá você poderá compartilhar ideia e tirar dúvidas com toda a comunidade de jovens programadores.



Gostou do artigo?

Tem algo a acrescentar?

Fique a vontade e deixe seu comentário.


Imagens do Google e da Fotolia



11 comentários:

Mas que otimo,vou la visitar os links que indicou...a linguagem HTML sempre fascinou me,sua postagem foi de muita ajuda para aprender um pouco mais ...Valeu ...fuiiiiiii

Olá meu amigo Moreijo !

Queira não queira um dia quem realmente quer levar um blog a sério terá que aprender HTML, isso é fato.

Um forte abraço e sucesso sempre...

O artigo está excelente com muitas informações e conhecimento, eu não sabia quem tinha invetado o HTML.
Ainda não conhecia o site HTML.NET, depois irei visitá-lo com.
Muito sucesso.

Olá meu amigo Jackson !

Ha muito tempo estava pensando em escrever sobre o assunto mas como eu só escrevo sobre o que realmente eu entendo ai demorou um pouquinho, mas saiu.
Tenho aprendido muito com HTML.net pois quando temos alguma dúvida sempre consigo resolver rápido.

Um forte abraço e sucesso sempre...

Nossa muito boas as dicas, vou aproveitar muito. E tenho certeza que outras pessoas também.
Concordo com você, e como sempre seu texto está impecável.
Parabéns pelo artigo e pelo blog!
Continue assim, e tenho certeza que terá ainda mais sucesso!
Parabéns novamente.

Olá Diogo !

Tenho procurado fazer o melhor para agradar ao maior número possível de leitores e acho que estou te agradando e isso é muito gratificante para mim.
Fico muito feliz por estar te ajudando com meus artigos e pode ter certeza que muitos outros bons artigos virão para te ajudar ainda mais.
Obrigado pelos elogios.

Um forte abraço e sucesso sempre...

Bacana essa dica Mauricio, ótimo artigo, muito bem detalhado. Parabéns mesmo.

Obrigado Rodrigo !

Fique a vontade para comentar quando quiser, o PB é nosso.

Um forte abraço e sucesso sempre...

Muito bom este post, html é imprescindível para quem quer ser blogueiro. Suas dicas são ótimas. Sucesso!!!

Olá Carmem !

Realmente para sermos um bom blogueiro temos que saber pelo menos o básico em HTML e este site que indiquei nesse artigo ensina de uma forma muito prática os princípios básicos para você tocar o seu blog.

É muito bom saber que gostou do artigo, esteja a vontade para voltar e comentar quando quiser.

Um forte abraço e sucesso pra ti...

Ótimo post, ótima dica para aprender grátis htlm. Vou começar hj mesmo. Brigadão!!!!!

Postar um comentário

Este blog lhe foi útil ?
Assine o nosso Feed e receba nossas atualizações no seu e mail.