Assine nosso Feed e receba grátis novos artigos em seu E-mail. Assine Aqui

Como surgiu o Twitter e quem é o seu fundador

♠ Posted by Mauricio Lessa in , at 23:58


Desde inicio do Perfil do Blog venho publicando aqui artigos que falam sobre o Twitter ensinando a usar e a tirar o melhor proveito possível dessa poderosa ferramenta de divulgação e interatividade de blogs, mas agora eu quero divulgar para vocês como isso tudo começou.

A história não é muito longa porem para quem usa e gosta de usar e sempre bom ter um pouquinho de conhecimento sobre esse micro blog que virou em poucos anos uma febre entre as grandes estrelas da televisão e do cinema e também uma ferramenta essencial para quem quer ter um blog de sucesso.

Hoje em dia é raro você encontrar na mídia uma estrela ou astro da televisão ou do cinema que não tenha o seu Twitter para se relacionar com seus fãs, assim como também e quase impossível encontrar um blog que não tenha uma página no Twitter para divulgar seus artigos e interagir com seus leitores.

Mas chega de blá,blá,blá e vamos ao que interessa.

O Twitter surgiu em 2006, o autor dessa façanha, Jack Dorsey nasceu em St Louis em Missouri nos Estados Unidos e aos 14 anos era adepto do software livre e quando começou a programar os seus primeiros programas foram para os correios e taxi e todos ligados a mensagens pela internet, programa esse que funciona até os dias de hoje.

Ainda não existe uma fonte certa, mas acredita se que o Twitter tenha sido inspirado no LiveJournal e também no Messeger da AOL.
E foi se inspirando nessas duas fontes que em ele teve a ideia de mensagens em tempo real.

Ele estudou na Universidade de Missouri e de Washington
Houve se então o interesse da Odeo por programas de mensagens instantâneas e ai então se criou em duas semanas para atender a essa empresa um protótipo do que é hoje o Twitter.

Mais tarde a Odeo que era proprietária do Twitter foi vendida, mas o Twitter não foi vendido junto com a Odeo por justamente ter um potencial enorme de crescimento.





A primeira tela do Twitter


O Twitter não foi criado no intuito de ser popular como é hoje, ele foi criado para ser um aplicativo para empresas, sua finalidade era fiscalizar os funcionários de empresas para saberem como eles se comportavam no trabalho e o que estavam fazendo.

No principio não estava nos planos de Dorsey o objetivo de ter lucros com o Twitter, mas à medida que ele ia se tornado popular essa possibilidade passou a ser uma realidade para ele.
A empresa Odeo foi à incubadora do nosso Twitter e foi lá que ela conseguiu os seus primeiros usuários e foi também lá que foi feito os primeiros investimentos no micro blog.

EvanWilliams que acabara de sair do tão poderoso Google acreditou no potencial do projeto e logo de cara aderiu a essa brilhante ideia.

Quando Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone fundaram a Twitter inc não imaginavam que assustariam até o Google a marca mais valiosa do mundo.

Você sabe de onde vem o nome Twitter?
O nome Twitter vem do Twittr que por sua vez foi inspirado no Flickr.

Quando a empresa cresceu Evan Williams assumiu logo o cargo de SEO da empresa enquanto Jack Dorsey assumiu o cargo de diretor executivo e o conselho também.

O Twitter que é conhecido hoje como a maior sala de bate papo do mundo não só trabalha com textos relativamente satisfatórios, mas chegou se a uma categoria a onde não há limites para o sistema.

O Twitter foi o primeiro sistema usado na internet a trabalhar sem limites de usuários e causando impressão até aos engenheiros do Google.



                                   A página do Twitter hoje


O inteligente sistema de microblog do Twitter agradou a quase todos, pois algumas empresas de jornalismo têm proibido os seus jornalistas a usarem o sistema alegando o limite de textos do Twitter porque poderia atrapalhar a qualidade da noticia, será que isso é possível?

Há algum tempo atrás houve um boato na internet que a Globo não estaria contente com os serviços do Twitter pelos seus funcionários, por que ter um amigo famoso seria demais para um simples mortal e seria o ápice da vaidade.

Mas de qualquer forma os especialistas informam que devemos ver o Twitter como um micro blog e não como uma sala de bate papo porque tudo que compartilhamos lá fica registrado o que pode expor em muito  o usuário.

Atualmente o Twitter esta recebendo o apoio da Union Square Ventures.




Essa foi uma pequena história do surgimento do Twitter e muitas coisas mudaram e mudam a todo tempo quando se fala em Twitter.

Hoje em dia ele é muito usado não só por pessoas comuns que querem saber um pouco mais dos seus ídolos, mas também por grandes empresas que querem estar com uma presença mais significativa na internet.

Um blog ou site não pode e não deve ficar de fora dessa imensa comunidade que é o Twitter, pois usando essa ferramenta podemos divulgar em tempo real os nossos artigos e chegar à frente na informação.

Ao finalizar esse artigo quero deixar aqui uma dica que a maioria dos outros blogs não se cansa de divulgar: Não despreze o Twitter, pois você poderá estar perdendo cerca de 20% de possibilidades de aumentar as visitas em seu blog, parece pouco não é? Mas 20% de 10,000 são 2,000 leitores que deixariam de ler os seus artigos, é pouco pra você?

Leia também:
Como criar um Twitter para o seu blog

Colocando o passarinho do Twitter no seu blog


Fundos grátis para personalizar a sua página do Twitter

De acordo com o site G1 o Brasil é o segundo país em número de usuários do Twitter ficando atras dos Estados Unidos e a frente do Japão.

E ai, você tem usado o Twitter em seu blog?

Que vantagens você ver em usar o Twitter?

O Twitter tem te dado retorno satisfatório?

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a complementação desse artigo.




6 comentários:

Muito bom, conhecia um pouco da história do Twitter, mas não tantos detalhes. Soube que foi a partir de 2009 que esta rede social começou a se tornar cada vez mais popular. Concordo que é importante usar o Twitter na divulgação do blog. Acho que aqui no Brasil ainda estamos aprendendo a usar, até agora tenho visto que as pessoas mais postam suas propagandas e menos conversam, qdo uma rede social deveria ser usada para interagir, principalmente.

Olá Hannah !

Nesse exato momento estou também interagindo com o Twitter e acho que isso deveria ser um dever de todos os blogueiros pois interagindo nós conquistamos a confiança dos nossos leitores.
Não é só compartilhar no Twittter e esperar os resultados, e deixar que eles percebam que atrás de um blog tem um ser humano.
É assim que eu penso.

Um forte abraço e sucesso sempre...

Olá Mauricio, parabéns pela dica, é um ótimo artigo!
Eu que não conhecia nada da história do twitter, agorei fiquei por dentro da trajetória do microblog.
Parabéns e sucesso sempre!

Olá Claudio Luiz !

A intenção é essa passar informação de qualidade aos leitores do PB.

Um forte abraço e sucesso sempre...

Olá Mauricio!

Acho que o Twitter foi uma das mais brilhantes idéias da tecnologia, talvez sem ele hoje ainda teríamos que depender do Jornal Nacional para saber o que aconteceu no mundo.

Mas com essa rede social, de fato, muita coisa mudou! E acho que ela ainda segue bem viva!

Até!

Olá Gustavo !!!

Gostei muito do seu comentário meu amigo, imagina se nós estivessemos até hoje dependendo do Willian Bonner e da Patrícia Poeta para obter informações do mundo lá fora, não é ?

Um forte abraço e sucesso sempre...

Postar um comentário

Este blog lhe foi útil ?
Assine o nosso Feed e receba nossas atualizações no seu e mail.